Um sentimento que volta e meia eu passo é: caramba , quanta coisa está acontecendo e saindo no mercado, não estou dando conta de aprender tudo. Nem tive condições de brincar muito com o silverlight e já está saindo Silverlight 2. acabou de lançar o VS 2008 e ja tem CTP do VS "rosario" a nova versao, ASP.NET MVC, LINQ, etc , etc. É muita coisa. Eu tenho o habito de assinar RSS de vários lugares , sites, blogs e ao mesmo tempo que fico interado do que está rolando vejo a dimensão e a quantidade de coisas novas que tem por ai. Isso tudo nos leva a pensar :"Será que eu vou dar conta de conhecer isso tudo?
Gostaria de demonstrar que voce nao está sozinho nesse sentimento. Além de mim, hehe, a revista Visual Studio Magazine de Fevereiro , publicou uma pesquisa que perguntou aos leitores/internautas:Qual a sua maior frustaçao como desenvolvedor hoje? Veja os resultados:
36.2% - Falta de tempo
22.6% - Velocidade da tecnologia
19.9 - Politicas da empresa
fonte: Visual Studio Magazine (Fevereiro /2008)
Depois vieram itens como gerenciar segurança, encontrar gente qualificada, encontrar a informação que necessita, etc.
No mercado brasileiro essa questão se torna bem mais critico pois muitas empresas abrem vagas , mas sao tantos requisitos que praticamente ninguem consegue preencher as vagas , na verdade ninguem se sente apto a preencher as vagas e por isso nao concorre a elas. Isso se agrava pois algumas empresas terceirizam esse processo de contrataçao , e muitas vezes as pessoas que estão entrevistando nao sabem o que significa a sopa de letrinhas da descricao da vaga. Em consequencia disso eu já ouvi perguntas do tipo:
- Voce tem conhecimentos de .NET ou C#?
- Tem conhecimentos em C.. C...., C........, é C jogo da velha que se fala né?
Uma vez eu vi uma empresa em 2005 requerendo um profissional .NET com 5 anos de experiencia. Considerando que o .net 1.0 foi lancado em 2002, era melhor ter colocado na vaga : Contrata-se Scott Guthrie (co-inventor do asp.net).
O que posso dar de dicas nesse mundo tao corrido é:
É bom saber do que se trata de algumas tecnologias que estão despontando no mercado. Voce nao precisa nem saber fazer muita coisa, pelo menos do que se trata. Isso vai evitar que voce passe vexame na hora da entrevista(ou até mesmo da conversa na hora do almoço, ou an reuniao de projetos ) , caso te perguntem. Exemplo:
Errado:
- Voce sabe o que é WPF ?
- Claro.Eu já doei uma vez para uma campanha dos chimpanzés em extinçao no congo, é uma otima ONG.
Nao recomendado (mas é muito melhor que mentir):
- Voce sabe o que é WPF ?
- Nao sei.
Certo:
- Voce sabe o que é WPF ?
- Ainda nao tive a oportunidade de trabalhar com essa tecnologia, mas sei que ela trás grandes avanços para o desenho de interfaces graficas para aplicativos. Também conheco o Silverlight , antigo WPF/e. Tenho visto aplicaçoes impressionantes com essa tecnologia.
Voce nao precisa saber como fazer nada em WPF ou silverlight mas pelo menos saber do que se trata, já te coloca numa situaçao em que a companhia que esta te entrevistando vai saber que voce nao domina (pela frase acima , ela nao sabe o quanto voce nao sabe) mas que caso necessário um maior envolvimento nessa tecnologia , voce demostrou que sabe o caminho das pedras para se desenvolver dentro da empresa. É isso que as empresas precisam: um profissional na qual ela possa confiar.
No entanto, voce precisa ter um ponto forte em alguma coisa, algo que seja a sua marca enquanto profissional. Uma área ou tecnologia na qual voce se interessa e deseja ser especialista. Com isso voce "vira o jogo". Ao invés de procurar empresas , seu curriculo passará a ser interessante para todas as empresas. Por exemplo: quantos especialistas em teste de software voce conhece? quantos programadores fortes em segurança? quantos que sabem tudo de comunicacao (Web services, WCF, etc)? Quantos sao cranios em logica de programaçao e sao aqueles caras bem escova bits? Qualquer empresa precisa de um profissional desses. As empresas nao precisam de um cara "quase lá". Um profissional "quase lá" é aquele que sabe fazer de tudo um pouco , mas quando a coisa sai do normal, quando a mensagem de erro que apareceu e ele colocou no google e a resposta nao está bem clara nos primeiros 5 resultados ele joga a toalha. Esse profissional até sobrevive devido a carencia do mercado, mas é levar a vida perigosamente.
Resumindo. O mundo esta girando cada vez mais rapido SIM. NINGUEM consegue acompanhar TODAS as tendencias de mercado. (Todo mundo tem familia heheh). Preocupe-se SEMPRE em ter uma nocao basica do que há de novo mercado. Busque tornar-se um especialista em uma área para ter sempre uma boa colocaçao no mercado. Gere confiança!
Have fun!
Wednesday, March 19, 2008
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment