Saturday, July 5, 2008

Artigo: Utilizando Web Parts com Oracle no ASP.NET

Amigos, primeiramente peço desculpas pela minha ausencia (ultimo post foi em abril) nesses quase três meses. Estou colocando alguns projetos em dia, revisando algumas monografias de ex-alunos meus do Brasil que estão para finalizar seus cursos, então está uma correria. Nesse meio tempo tenho estudado muitas coisas novas, tenho entrado no mundo do .NET Framework 3.5. Espero em breve estar postando aqui minhas descobertas sobre Silverlight + wcf +Linq + wwf + ajax + asp.net extensions + rest + ... + tudo que voce possa imaginar.

Nesse meio tempo eu tive que fazer uma alteraçao em um sistema da empresa. A missao era fazer uma pagina de web parts. Até ai sem problemas pois o asp.net 2.0 ja vem com os controles nativos para voce trabalhar com o conceito de web parts sem stress. O problema é que esse parte sem stress se aplica somente quando salvamos as web parts no Sql. No Oracle, temos que codificar um pouco mais. Felizmente a MS usou o padrao Provider para abstrair as operacoes de ir ao banco com as operacoes de manipular e exibir as web parts em si. Para isso precisamos codificar nosso proprio provider para gravar o estado das web parts no Oracle. Para compartilhar com a comunidade eu escrevi um artigo que ensina como fazer esse provider e publiquei no site Linha de Código (www.linhadecodigo.com.br).

Segue o link do artigo: http://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=1896

Normalmente eu publico o texto aqui no blog tb, mas esse ficou muito grande (calma , nao é complicado só está bem explicadinho ;-) ).

Have Fun!

No comments: