Os orçamentos de projetos de migração de dados em 2007 ultrapassaram 5 bilhões de dólares e deverão chegar a 8 bilhões de dólares em 2012. Apesar disso, pesquisa da Bloor Research, encomendada pela Informatica Corporation, diz que 64% desses projetos não são entregues no prazo e 37% excedem o orçamento e incrementam os gastos em 30%. De acordo com o estudo, o excesso de tempo e de custo pode ser reduzido ou até mesmo eliminado, a partir de ações preventivas e disciplinas apropriadas, incluindo governança de dados, programas contínuos de qualidade de dados, metodologias com foco em migração e o uso de técnicas avançadas para limpeza e análise de dados. Nos casos em que houve excesso de tempo, a pesquisa diz que a média excedida foi de 40% do tempo total estimado. O fato é atribuído, em parte, ao escopo inadequado do projeto. Em média, 30% do excesso de custo indica gastos orçamentários não planejados.
Fonte: ComputerWorld. Clique para ler o artigo na integra
Nesse artigo podemos ver expressões infelizmente muito comuns no nosso dia a dia como mudança de escopo, estimativas mal feitas, etc. Essa pesquisa demostra mais uma vez que a economia "porca" nao reduz custos, pelo contrário, aumenta os custos exponencialmente e ainda aumenta a chance de insucesso do projeto. Muitas vezes o cliente é que faz a pressao de um prazo irreal ou custos que nao condizem com a dimensão do projeto. Algo que costumo dizer com frequencia é que um profissional (ou empresa) de TI deve passar a mesma confiabilidade que um médico deve ter, afinal os dados representam a saude da empresa. Ninguem chega para o médico e diz assim: Doutor, minha mulher está grávida, será que nao poderia tirar o nenem com sete meses ao invez de nove, nós queremos parar de pagar o plano de saude para cortar gastos. Acho que sete meses é um bom tempo, já esta todo formado, nós damos umas vitaminas para ele e ele vai crescendo e desenvolvendo o que faltar com o tempo. Já pensou? Com sistemas de informaçao isso acontece muitas vezes (vide dados da pesquisa), seja por idéia do fornecedor de solucoes ou por parte do cliente. Cabe ao profissional de TI ter a confiabilidade de dizer: precisamos dessas e dessas açoes preventivas antes de iniciar o projeto para que ele seja bem sucedido. Como? Profissionais : capacitem-se. Empresas: gerem confiança.
Um abraço
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